Segundo estudo apresentado em 2020 pela consultoria App Annie, o Brasil é o segundo mercado de aplicativos que mais cresce no mundo, ficando atrás apenas da Indonésia. Os brasileiros gastam cerca de 3h e 45 minutos acessando aplicativos e em 2019 houve cerca 40% de downloads só no Brasil. Por isso, ao pensar: “como criar o meu próprio aplicativo”, a sua empresa deve ser rápida para não perder uma grande oportunidade de mercado. Por ser um mercado promissor, não importa o tamanho da sua empresa. As possibilidades de criar o seu próprio aplicativo são infinitas. Além disso, o app poderá auxiliar na sua estratégia de marketing e no aumento de vendas da sua empresa.
Criar um aplicativo requer investimento e profissionais especializados. O ideal é contratar uma consultoria que possa colocar a sua ideia de negócio em prática. Confira abaixo o passo a passo para desenvolver o seu próprio aplicativo:
Para que solução será criado o aplicativo? Ele será útil, agradável? Qual será o seu objetivo? Que problema ele está tentando resolver? Como criar um app que seja útil e agradável?
Qual será o conceito do seu aplicativo? A partir daí, defina as ferramentas principais. Como será o layout que mais se adequa a sua proposta?
Descubra outros aplicativos com o propósito semelhante a sua sua ideia. Procure inspiração com profissionais da área de design, programação etc.
Esta etapa busca deixar o aplicativo mais claro para o usuário. O profissional irá desenhar os elementos básicos como botões e suas funcionalidades.
Nessa fase o desenvolvedor precisa pensar no servidor, nos APIs e nos diagramas de dados. Imagine um aplicativo que tenha milhões de acessos em apenas um dia. Como evitar que a API (Interface de Programação de Aplicações) fique lenta? Dessa forma, é preciso que o servidor tenha uma excelente infraestrutura para “suportar” um grande número de acessos. A performance deve ser pensada ao desenvolver uma nova tecnologia.
Esta é a fase de testes. A empresa irá testar uma versão beta do aplicativo com familiares, amigos e especialistas para buscar insights sobre o produto. O importante é verificar as funcionalidades e usabilidade para testar a experiência do usuário. O aplicativo deve ser de fácil entendimento para o seu público-alvo, não é mesmo?
Agora que seu aplicativo já está definido, o desenvolvedor irá configurar os servidores, a base de dados, os APIs e as soluções de armazenamento.
Geralmente nessa fase, a empresa contratada para desenvolver o seu aplicativo irá realizar testes com os clientes-beta. Lembre-se que as telas precisam estar bem definidas, claras e em alta resolução.
Após os testes é a hora da empresa testar de novo com as mudanças. O importante é verificar se a versão de mercado é user-frindely e se funcionará sem nenhum tipo de erro. Depois de tudo revisado é a hora do desenvolvedor e o do designer realizarem as mudanças que forem necessárias no back end e nas telas do produto.
Essa etapa é imprescindível: a empresa precisará testar o aplicativo no iOS e no Android para ver como ele funciona em cada sistema operacional.
Parabéns! É o momento de lançar o seu aplicativo em um mercado bastante promissor, como o brasileiro.
Você sabia que no Brasil o usuário de smartphone passa em média mais de 8 horas por dia usando aplicativos? Este dado mostra que se você desenvolver um app da sua empresa e se ele for inovador e tiver usabilidade e utilidade, o seu cliente irá baixar. E se você já tiver um site, ao criar um aplicativo você irá estreitar ainda mais o relacionamento com o seu cliente, além de conseguir novos visitantes. Confira abaixo oito vantagens para você criar o aplicativo para a sua empresa:
Uma coisa é certa: se o seu aplicativo for o melhor dentro do segmento escolhido, os usuários sempre se lembrarão dele em primeiro lugar quando precisarem de algo relacionado aos produtos/serviços oferecidos pela sua marca. Nesse caso, o seu aplicativo irá gerar um relacionamento e fidelizar o seu cliente e gerar uma experiência positiva. Uma boa dica para fidelizar o cliente é utilizar o recurso de notificações push para chamar a atenção do usuário para o aplicativo de volta. Essas notificações, para quem não sabe, são aquelas mensagens que os aplicativos e sites enviam para os usuários lembrando sobre promoções, descontos, atualizações e informações. Essa ação push ajuda a aumentar o tráfego do site, gerar conversões e estabelecer relacionamento com o usuário.
Ao resolver um problema do cliente, seja de forma criativa, ágil e inovadora, o seu aplicativo será uma grande estratégia de Marketing Digital. Isso porque os aplicativos permitem facilidade em uma série de aspectos, como:
- Maior interação e engajamento com os usuários;
- Tempo para carregamento é mais curto;
- Usabilidade e facilidade de usar em qualquer local.
Desenvolver um app é uma estratégia inovadora de transformação digital. Ao desenvolver a sua ideia de negócio, sua empresa, seja ela uma fintech ou startup, conquista não só um novo público. Que tal realizar essa transformação digital?
Além de ter uma aparência agradável, o aplicativo deve ser atraente, simples e fácil de usar. As informações precisam ser precisas e claras para o entendimento do usuário final , sem poluição visual e caminhos complicados.
Ao criar o seu aplicativo, pense no cliente. Por que fazer download do aplicativo da sua empresa? Qual o benefício para ele? Independente do aplicativo ser gratuito ou não, o cliente precisa ter uma razão importante para baixar ele no celular. Deixe claro na descrição quais as vantagens do app e por qual motivo ele é melhor do que o da concorrência.
Aplicativos são como textos. Precisam ser revisados várias vezes para eliminar erros bobos. Então prepare sua equipe para a bateria de testes. Essa fase pode parecer trabalhosa, mas será promissora. Sua empresa precisa corrigir possíveis falhas agora, do que depois de lançado o app. Além de ser dispendioso, a empresa perderá credibilidade diante dos clientes se o aplicativo não funcionar.
Estamos na era da internet e novas tecnologias surgem todos os dias. Dessa forma, procure atualizar o seu app com mais informações, melhorias, usabilidade etc. Uma grande ajuda para melhorar o seu aplicativo é escutar os comentários e feedback dos clientes, para tornar a experiência deles mais positiva.
Você precisa divulgar o seu aplicativo nas redes sociais da empresa, em sites especializados em marketing digital e tecnologia. Outras ideias incluem: a utilização de QR Codes ou a instalação de botões de compartilhamento nas principais redes sociais, deixando a divulgação para o próprio cliente.
Na hora de desenvolver um aplicativo procure a ajuda de uma startup ou empresa especializada em marketing digital ou tecnologia. O ideal é buscar uma consultoria de negócios para o desenvolvimento do seu produto. Confira abaixo os 4 principais erros que devem ser evitados na hora de fazer o aplicativo:
Desenvolver um aplicativo útil não tem nada a ver com inserir “milhões” de funcionalidades. O mais indicado é ter um design clean, com funções apenas necessárias.
Antes de desenvolver as funcionalidades do seu aplicativo, primeiro crie o layout. Ele irá nortear o projeto, através da criação dos ícones e da usabilidade. Procure escolher cores e padrões que representem a ideia da empresa e da função do aplicativo em si.
O público do aplicativo é bem diversificado e com objetivos diferentes. Por isso, ao desenvolver o software (desde o design até as funções) procure atender as exigências do seu público-alvo.
Se você faz parte de uma empresa de tecnologia ou marketing digital, você ouve a todo momento o conceito de experiência do usuário, ou seja, o conjunto de percepções que o cliente tem sobre a sua empresa. Ou seja, a medida que o seu cliente utiliza seus produtos, fala através dos seus canais de comunicação, acessa as suas redes sociais, ele irá construir um conceito a respeito dessas experiências.
No meio digital, essa experiência também pode ser construída através do marketing de conteúdo, com um conteúdo de qualidade e que agregue conhecimento ao cliente sobre determinado assunto.
Abaixo citaremos algumas razões para você criar um app para o seu negócio:
O consumidor brasileiro fica em média 8 horas por dia conectado nos smarthpones, sendo que a maior parte desse tempo, fica acessando os aplicativos. Estes dados demonstram que o setor mobile é um caminho para seguir;
Os aplicativos permitem que os clientes fiquem mais próximos das empresas, pois eles podem acessar às informações a qualquer hora, de qualquer lugar.
Ao criar um aplicativo inovador, a sua marca vai crescer e promover um relacionamento mais estreito com o cliente. E lembre-se: é mais fácil fidelizar um cliente antigo do que atrair um novo.
Aplicativos são ótimas ferramentas para o aumento de vendas de seu negócio. O seu cliente pode comprar diretamente pelo site ou pelo próprio app. Pesquisas informam que 60% dos usuários de smartphones gostam de comprar por aplicativos. Uma coisa importante é que seu cliente poderá ter acesso rápido e de qualquer lugar a todos os seus produtos e serviços.
Se você fizer um aplicativo inovador, tenha certeza que ele será o primeiro a ser baixado pelos usuários.
Se você tiver um aplicativo de comida por exemplo, coloque promoções diárias para fidelizar o seu cliente e atrair novos consumidores.
Se a sua empresa quer desenvolver um aplicativo, você deve contratar uma equipe especializada.
O designer é o profissional apto a desenvolver as interfaces do app, levando em conta a usabilidade. Esse profissional também é conhecido como Front End Designer ou Front End Engineer.
Esse profissional será responsável pelo desenvolvimento do software e, em alguns casos, também pela programação do sistema. Geralmente, em projetos menores o analista de sistemas pode ficar responsável por essa parte. Já em projetos maiores, será preciso a figura de um DBA (Database Analyst) para tratar grandes volumes de dados e informações.
O arquiteto de software será responsável por desenvolver a melhor arquitetura técnica para o projeto. Esse profissional também precisa colaborar na programação.
O desenvolvedor transforma as especificações do aplicativo em código, seguindo as informações técnicas do arquiteto e do analista de sistemas. Ele é responsável pelo código fonte, ou seja, pela ligação entre os dados e o que será visível pelo consumidor final. Essa etapa representa 50% do esforço para se criar o aplicativo.
Caso esteja tudo certo ( sem bugs e erros), o analista de testes é responsável por validar o aplicativo. Dependendo da empresa, o próprio analista de sistemas pode executar a etapa de validação.
O gerente de projetos é o profissional que cria e acompanha o cronograma do projeto, distribuindo as tarefas entre os profissionais. Dependendo do tipo de projeto, fica mais fácil distribuir as tarefas e muitas vezes o profissional pode ajudar em mais de uma função. Chegamos ao final do artigo. Se você gostou, compartilhe. Se precisar de consultoria sobre como desenvolver o seu app, deixe seu contato nos comentários abaixo.