• Coworking
  • Academy
  • Studios
  • Podcast
  • Blog
  • Contato
  1. Voltar
Publicado em 16/10/2020 Autor: Daniel Mota

Como criar o meu próprio aplicativo

Como Criar o meu próprio Aplicativo

Segundo estudo apresentado em 2020 pela consultoria App Annie, o Brasil é o segundo mercado de aplicativos que mais cresce no mundo, ficando atrás apenas da Indonésia. Os brasileiros gastam cerca de 3h e 45 minutos acessando aplicativos e em 2019  houve cerca 40% de downloads só no Brasil.  Por isso, ao pensar: “como criar o meu próprio aplicativo”, a sua empresa deve ser rápida para não perder uma grande oportunidade de mercado. Por ser um mercado promissor, não importa o tamanho da sua empresa. As possibilidades de criar o seu próprio aplicativo são infinitas. Além disso, o app poderá auxiliar na sua estratégia de marketing e no aumento de vendas da sua empresa.

Mas Como Criar o Meu Próprio Aplicativo?

Criar um aplicativo requer investimento e profissionais especializados. O ideal é contratar uma consultoria que possa colocar a sua ideia de negócio em prática.  Confira abaixo o passo a passo para desenvolver o seu próprio aplicativo:

1. Defina sua meta

Para que solução será criado o aplicativo? Ele será útil, agradável? Qual será o seu objetivo? Que problema ele está tentando resolver? Como criar um app que seja útil e agradável?

2. Pense no Conceito

Qual será o conceito do seu aplicativo? A partir daí, defina as ferramentas  principais. Como será o  layout que mais se adequa a sua proposta?

3. Busque insights

Descubra outros aplicativos com o propósito semelhante a sua sua ideia. Procure inspiração com profissionais da área de design, programação etc. 

4. Desenhe um Storyboard

Esta etapa busca deixar o aplicativo mais claro para o usuário. O profissional irá desenhar os elementos básicos como botões e suas funcionalidades. 

5. Defina o Back End do seu app

Nessa fase o desenvolvedor precisa pensar no servidor, nos APIs e nos diagramas de dados. Imagine um aplicativo que tenha milhões de acessos em apenas um dia. Como evitar que a API (Interface de Programação de Aplicações) fique lenta? Dessa forma, é preciso que o servidor tenha uma excelente  infraestrutura para “suportar” um grande número de acessos. A performance deve ser pensada ao desenvolver uma nova tecnologia.

6. Teste o seu protótipo

Esta é a fase de testes. A empresa irá testar uma versão beta do aplicativo com familiares, amigos e especialistas para buscar insights sobre o produto. O importante é verificar as funcionalidades e usabilidade para testar a experiência do usuário. O aplicativo deve ser de fácil entendimento para o seu público-alvo, não é mesmo?

7. Crie o Back End do aplicativo

Agora que seu aplicativo já está definido,  o desenvolvedor irá configurar os servidores, a base de dados, os APIs e as soluções de armazenamento. 

8. Desenho das telas do app

Geralmente nessa fase, a empresa contratada para desenvolver o seu aplicativo irá realizar testes com os clientes-beta. Lembre-se que as telas precisam estar bem definidas, claras e em alta resolução. 

9. Teste novamente

Após os testes é a hora da empresa testar de novo com as mudanças. O importante é verificar se a versão de mercado é user-frindely e se funcionará  sem nenhum tipo de erro. Depois de tudo revisado é a hora do desenvolvedor e o do designer realizarem as mudanças que forem  necessárias no back end e nas telas do produto.

10. Refine cada detalhe

Essa etapa é imprescindível: a empresa precisará testar o aplicativo no iOS e no Android para ver como ele funciona em cada sistema operacional.

12. Hora de lançar

Parabéns! É o momento de lançar o seu aplicativo em um mercado bastante promissor, como o brasileiro. 

Quais as vantagens de criar o seu aplicativo?

Você sabia que no Brasil o usuário de smartphone passa em média mais de 8 horas por dia usando aplicativos? Este dado mostra que se você desenvolver um app da sua empresa e se ele for inovador e  tiver usabilidade e utilidade, o seu cliente irá baixar. E se você já tiver um site, ao criar um aplicativo você irá estreitar ainda mais o relacionamento com o seu cliente, além de conseguir novos visitantes. Confira abaixo oito vantagens para você criar o aplicativo para a sua empresa:

1. Fidelização

Uma coisa é certa: se o seu aplicativo for o melhor dentro do segmento escolhido, os usuários sempre se lembrarão dele em primeiro lugar quando precisarem de algo relacionado aos produtos/serviços oferecidos pela sua marca. Nesse caso, o seu aplicativo irá gerar um relacionamento e fidelizar o seu cliente e gerar uma experiência positiva. Uma boa dica para fidelizar o cliente é utilizar o recurso de notificações push para chamar a atenção do usuário para o aplicativo de volta. Essas notificações, para quem não sabe, são aquelas mensagens que os aplicativos e sites enviam para os usuários lembrando sobre promoções, descontos, atualizações e  informações. Essa ação push ajuda a aumentar o tráfego do site, gerar conversões e estabelecer relacionamento com o usuário.

2. Proporcione uma experiência única

Ao resolver um problema do cliente, seja de forma criativa, ágil e inovadora, o seu aplicativo será uma grande estratégia de Marketing Digital. Isso porque os aplicativos permitem facilidade em uma série de aspectos, como: 

- Maior interação e engajamento com os usuários;

- Tempo para carregamento é mais curto;

- Usabilidade e facilidade de usar em qualquer local.

3. Mostre que a sua empresa é inovadora

Desenvolver um app é uma estratégia inovadora de transformação digital. Ao desenvolver a sua ideia de negócio, sua empresa, seja ela uma fintech ou startup, conquista não só um novo público. Que tal realizar essa  transformação digital?

4. Como fazer um aplicativo de sucesso para sua empresa

Além de ter uma aparência agradável, o aplicativo deve ser atraente, simples e fácil de usar. As informações precisam ser precisas e claras para o entendimento do usuário final , sem poluição visual e caminhos complicados. 

5. Qual o diferencial do seu APP?

Ao criar o seu aplicativo, pense no cliente. Por que fazer download do aplicativo da sua empresa? Qual o benefício para ele? Independente do aplicativo ser gratuito ou não, o cliente precisa ter uma razão importante para baixar ele no celular. Deixe claro na descrição quais as vantagens do app e por qual motivo ele é melhor do que o da concorrência. 

6. Faça sempre mais testes

Aplicativos são como textos. Precisam ser revisados várias vezes para eliminar erros bobos. Então prepare sua equipe para a bateria de testes. Essa fase pode parecer trabalhosa, mas será promissora. Sua empresa precisa corrigir possíveis falhas agora, do que depois de lançado o app. Além de ser dispendioso, a empresa perderá credibilidade diante dos clientes se o aplicativo não funcionar. 

7. Atualize constantemente

Estamos na era da internet e novas tecnologias surgem todos os dias. Dessa forma, procure atualizar o seu app com mais informações, melhorias, usabilidade etc. Uma grande ajuda para melhorar o seu aplicativo é  escutar os comentários e feedback dos clientes, para tornar a experiência deles mais positiva.

8. Divulgue seu aplicativo

Você precisa divulgar o seu aplicativo nas redes sociais da empresa, em sites especializados em marketing digital e tecnologia. Outras ideias incluem: a utilização de QR Codes ou a instalação de botões de compartilhamento nas principais redes sociais, deixando a divulgação para o próprio cliente.

Descubra os 4 maiores erros ao fazer um aplicativo

Na hora de desenvolver um aplicativo   procure a ajuda de uma startup ou empresa especializada em marketing digital ou tecnologia. O ideal é buscar uma consultoria de negócios para  o desenvolvimento do seu produto. Confira abaixo os 4 principais erros que devem ser evitados na hora de fazer o aplicativo:

1. Evite exagerar nas funcionalidades

Desenvolver um aplicativo útil não tem nada a ver com inserir “milhões” de funcionalidades. O mais indicado é ter um design clean, com  funções apenas necessárias. 

2. Defina primeiro o layout do Aplicativo

Antes de desenvolver as funcionalidades do seu aplicativo, primeiro crie o layout. Ele irá nortear o projeto, através da criação dos ícones e da usabilidade. Procure escolher cores e padrões que representem a ideia da empresa e da função do aplicativo em si. 

3. Conheça o seu público-alvo

O público do aplicativo é bem diversificado e com objetivos diferentes. Por isso, ao desenvolver o software (desde o design até as funções) procure atender as exigências do seu público-alvo. 

4. Pense na experiência do Usuário

Se você faz parte de uma empresa de tecnologia ou marketing digital, você ouve a todo momento o conceito de experiência do usuário, ou seja, o conjunto de percepções que o cliente tem sobre a sua empresa. Ou seja, a medida que o seu cliente utiliza seus produtos, fala através dos seus canais de comunicação, acessa as suas redes sociais, ele irá construir um conceito a respeito dessas experiências. 

No meio digital, essa experiência também pode ser construída através do marketing de conteúdo, com um conteúdo de qualidade e que agregue conhecimento ao cliente sobre determinado assunto.

 Abaixo citaremos algumas razões para você criar um app para o seu negócio:

1. Mobile é o canal mais utilizado

 O consumidor brasileiro fica em média 8 horas por dia conectado nos smarthpones, sendo que a maior parte desse tempo, fica acessando os aplicativos. Estes dados demonstram que o setor mobile é um caminho para seguir;

2. Aproximar os clientes

Os aplicativos permitem que os clientes fiquem mais próximos das empresas, pois eles podem acessar às informações a qualquer hora, de qualquer lugar. 

Ao criar um aplicativo inovador, a sua marca vai crescer e promover um relacionamento mais estreito com o cliente.  E lembre-se:  é mais fácil fidelizar um cliente antigo do que atrair um novo.   

3. Aumentar as vendas

Aplicativos são ótimas ferramentas para o aumento de vendas de seu negócio. O seu cliente pode comprar diretamente pelo site ou pelo próprio app. Pesquisas informam que 60% dos usuários de smartphones gostam de comprar por aplicativos. Uma coisa importante é que seu cliente poderá ter acesso rápido e de qualquer lugar a todos os seus produtos e serviços.

4. Tenha um diferencial perante à concorrência

Se você fizer um aplicativo inovador, tenha certeza que ele será o primeiro a ser baixado pelos  usuários. 

Se você tiver um aplicativo de comida por exemplo, coloque promoções diárias para fidelizar o seu cliente e  atrair novos consumidores.

O que é preciso para contratar uma equipe especializada em App?

Se a sua empresa quer desenvolver um aplicativo, você deve contratar uma equipe especializada. 

Webdesigner

O designer é o profissional apto a desenvolver as interfaces do app, levando em conta a usabilidade. Esse profissional também é conhecido como Front End Designer ou Front End Engineer.

Analista de sistemas

Esse profissional será responsável pelo desenvolvimento do software e, em alguns casos, também pela programação do sistema. Geralmente, em projetos menores o analista de sistemas  pode ficar responsável por essa parte. Já em projetos maiores, será preciso a figura de um DBA (Database Analyst) para tratar grandes volumes de dados e informações. 

Arquiteto de Software

O arquiteto de software será  responsável por desenvolver a melhor arquitetura técnica para o projeto. Esse profissional também precisa colaborar na programação.

Desenvolvedor / Programador

O desenvolvedor transforma as especificações do aplicativo em código, seguindo as  informações técnicas do arquiteto e do analista de sistemas. Ele é responsável pelo código fonte, ou seja, pela  ligação entre os dados e o que será visível pelo consumidor final. Essa etapa representa  50% do esforço para se criar o aplicativo.

Analista de Testes

Caso esteja tudo certo ( sem bugs e erros), o analista de testes é responsável  por validar o aplicativo. Dependendo da empresa, o próprio analista de sistemas pode executar a etapa de validação.

Gerente de Projetos ou Coordenador

O gerente de projetos é o profissional que cria e acompanha o cronograma do projeto, distribuindo as tarefas  entre os profissionais. Dependendo do tipo de projeto, fica mais fácil  distribuir as tarefas e muitas vezes o profissional pode ajudar em mais de uma função. Chegamos ao final do artigo. Se você gostou, compartilhe. Se precisar de consultoria sobre como desenvolver o seu app, deixe seu contato nos comentários abaixo. 

Mais recentes

Passo a passo para abrir um negócio em São Luís, do Maranhão

Startup x Empresa tradicional: qual o melhor negócio

As 10 maiores tendências para a indústria 4.0

Nossas redes
Receba novidades
Studios
Academy
Coworking
Blog
Podcast
Fale com a gente

wakacoworking@gmail.com
+55 98 99157-0574
Rua V-09, Quadra 11, Casa 15, Parque Shalon
Dúvidas frequentes

WAKA HUB LTDA
21.846.983/0001-51
© 2020. Todos os direitos reservados

Login Now
We'll never share your email with anyone else.

Don't have an account?

Register Now

By clicking Register, I agree to your terms