Abrir um negócio requer muito estudo e principalmente saber qual será o objetivo. Você pretende criar uma solução inovadora para um público específico ou apenas abrir uma franquia de um negócio já existente? Para ajudar a esclarecer o assunto, descubra as principais diferenças entre esses tipos de negócios e saiba qual é o ideal para você.
Para ficar mais claro, uma empresa tradicional busca resolver uma necessidade amplamente conhecida e já está inserida em um mercado consolidado. Ou seja, o risco é bem menor. Se você já tem conhecimento dentro de um determinado mercado, talvez essa seja uma boa opção.
Por outro lado, um negócio inovador é aquele escalável e disruptivo, que foi criado para resolver uma demanda nova, muitas vezes em um mercado incipiente ainda. É justamente por isso que o nível de incerteza é maior: o público alvo e a tecnologia ainda estão sendo estudados. Enquanto um negócio tradicional nasce motivado por uma necessidade, uma startup surge pela oportunidade.
O termo startup surgiu em meados dos anos 90 nos Estados Unidos para se referir a toda empresa inovadora que evolui rapidamente, ao propor novas soluções para alguma dor específica do mercado. Apesar de utilizado há décadas nos EUA, o termo só se espalhou no Brasil na época dos sites “ponto-com”.
Inicialmente significava apenas um grupo de pessoas que tinham uma ideia diferente e inovadoras que poderia dar certo e lucrar. Além disso, startup sempre foi sinônimo de iniciar uma empresa e colocá-la em funcionamento.
Desde o seu nascimento, uma startup é projetada para crescer e ser escalável. Ou seja, a escalabilidade é o grande diferencial desse tipo de negócio, pois cada vez que aumenta a demanda não há o aumento dos custos.
Enquanto isso, a empresa tradicional não apresenta um crescimento escalável e costuma atuar em um mercado sólido, ao lado de empresas que concorrem dentro do mesmo segmento .
Nesse caso, a inovação é substituída pelo tradicionalismo. Confira a seguir as características das empresas tradicionais:
. atuam em mercados consolidados com soluções já conhecidas;
. oferecem produtos ou serviços para um público-alvo já existente;
. produzem uma demanda que já é atendida;
Resumindo:
. Uma empresa tradicional tem nível menor de incerteza que uma startup;
. Um negócio tradicional tem risco menor de falência que um startup;
. Uma startup tem nível de inovação maior do que um negócio tradicional;
. Uma startup tem escalabilidade maior que um negócio tradicional;
Agora que você já conhece as principais diferenças entre um negócio tradicional e uma startup, você saberia me dizer com propriedade que tipo de negócio é o seu?
Em primeiro lugar, a maior diferença entre estes dois tipos de empresa está em seus objetivos principais. As pequenas empresas são guiadas pelas imagens de rentabilidade e pensam a longo prazo. Já as startups focam as receitas para seu financiamento e no potencial de crescimento.
Para ajudar você a entender melhor sobre a startup, separamos alguns pontos importantes. Fique atento!
1. Estrutura de negócio
É notável a diferença entre a estrutura de negócio de uma startup e a das empresas tradicionais. Uma empresa que já está consolidada no mercado tem um fluxo de operação estruturado e direcionado aos seus processos. Isto pode ter um lado bom para a empresa, mas também pode ser negativo, quando se trata em lidar com mudanças.
2 - Altas chances de viralização
Uma das vantagens mais visíveis das startups é que costumam lidar com negócios viralizáveis. E não pense que um empreendedor investe em uma startup por impulso ou incerteza. Também é feito todo um trabalho de pesquisa com protótipos antes de colocar a ideia relativamente na prática.
3 – Escalabilidade
Como já dissemos, uma das características marcantes das startups é a escalabilidade. Escalabilidade, como o próprio nome diz, é a capacidade de ganhar escala, ou seja, crescer quanto aos lucros.
4 – Rapidez
Não à tóa, que muitas startups estão ligadas em tecnologia, pois elas trabalham com alta velocidade no desenvolvimento de produtos e rapidez nas soluções. Embora não exista uma fórmula, é exatamente a possibilidade de fazer algo revolucionário somado a escalabilidade, que faz com que as startups estejam sempre em alta velocidade.
1 - É possível começar com pouco
O primeiro motivo para você abrir uma startup é que é possível começar com muito pouco. Ou seja, não é preciso de muitos recursos para começar uma ideia inovadora. Até porque, as fases iniciais envolvem planejamento e a validação do negócio e pode ser feito com um protótipo do produto ou serviço.
2. Apoio de iniciativas empreendedoras
Outro grande motivo para começar a empreender uma startup é que hoje há um ecossistema forte que conta com iniciativas empreendedoras para apoiar esse início. Muitos investidores como aceleradoras oferecem suporte administrativo e consultoria para startups, além de suporte financeiro. Nos últimos tempos, observamos uma preferência pelos setores de tecnologia, como as fintechs, principalmente. Outras áreas também são destaque, como saúde, educação e o mercado agro, mais conhecido como Agritech. Tanto os empreendedores quanto os investidores buscam oportunidades de construir grandes negócios!
3. Menos burocracia
Uma das coisas mais incríveis de uma startup é que por ter uma natureza jovem e menos engessada, elas não atuam com burocracia.
Trabalhar dessa maneira ajuda o negócio a ganhar velocidade no seu desenvolvimento, além de fornecer muito mais autonomia para seus colaboradores colocarem suas ideias e empreender dentro da própria empresa.
4. Criação de Identidade
Além de menos burocracia, as startups apresentam uma identidade única, que reflete em seu produto, no atendimento e na cultura da empresa.
5. Formação de uma equipe de alta performance
Quando falamos de identidade e cultura, não podemos deixar de falar dos colaboradores que fazem parte de uma startup. O fato é que geralmente é uma equipe multidisciplinar com pessoas de diferentes áreas que colaboram entre si.
6. Conviver com mudanças
Mudança é uma palavra muito comum no ambiente das startups. Até porque, ela surge de uma ideia que parece ser boa, mas na fase da experiência, ela pode necessitar de modificações.
7. Gerar valor para o mundo
Esse é um dos motivos mais significativos para a criação de uma startup. uma boa ideia de negócio pode revolucionar uma sociedade, gerando um valor incrível para o cliente. Afinal, o consumidor já está cansado de conviver com problemas recorrentes e antigos e que nenhum negócio consegue resolver.
1 – Conecte-se com diferentes fontes
Converse com diferentes pessoas ao máximo, troque impressões, participe de eventos dentro do segmento de sua empresa.
Nessa fase, esqueça o medo de roubarem sua ideia. O que vale é a capacidade de execução e você ganhará muito com a troca nesse momento.
2 – Valide suas ideias com o público-alvo
Alguns empreendedores tendem a achar que é só colocar a sua ideia em prática. Isso é uma ideia muito errada. O importante é pesquisar e fazer perguntas com o público-alvo. Saia do escritório e vá às ruas!
3 - Forme um time completo
Ninguém faz nada sozinho. Procure criar uma equipe diversificada, com profissionais de diversas áreas.
4 –Faça um acordo entre os sócios
Faça um contrato para deixar tudo certo caso haja algum desentendimento entre os sócios.
5 - Faça testes até chegar no produto final
Realize testes e pesquisas antes de colocar o produto final no mercado. É possível realizar pesquisas preliminares antes de colocar o produto no mercado.
6 – Meça sempre
Independente do seu negócio, você sempre precisará medir as ações tomadas para saber se deram certo. Cada tipo de negócio possui métricas mais relevantes. Se você criar um marketplace, por exemplo, precisará contabilizar a quantidade de transações realizadas e por aí vai.
7 – Seja ágil ao executar sua ideia
Se você encontrou um modelo de negócio que está funcionando, é hora de correr atrás de investimento para o crescimento de sua ideia. Nem todos os empreendedores nascem milionários, isso está mais do que comprovado. Então, se você não tem orçamento suficiente para desenvolver sua ideia de negócio, pode buscar financiamento por crowdfunding. Também existem ainda cursos e workshops sobre investimento em capital de risco que podem auxiliar no gerenciamento e execução da empresa. Para operações de maior valor é recomendável utilizar os serviços de um advisor, que auxiliará na negociação e processo de captação de recursos. Outra ideia é procurar a ajuda do Governo, através de programas de fomento.
8 – Crie uma cultura de valor
Um dos pontos mais importantes de startups em fase de crescimento é a manutenção de sua cultura. Startups conseguem atrair talentos apaixonados pela ideia oferecida e não apenas pelo dinheiro.
9 – Pense Grande
Crie uma empresa com grandes ideais. Não se limite apenas a sua língua e região de atuação, por exemplo. Pense que no futuro sua startup pode atingir o mercado internacional.
PayPal
O Paypal foi um dos sistemas pioneiros de transações online, tanto para fazer pagamentos quanto para receber. Com o PayPal, você tem toda a segurança necessária igual a de um banco físico para fazer as suas transações.
Nubank
A Nubank surgiu como uma startup que oferece cartão de crédito sem taxas e burocracias bancárias. Em 2016, a empresa viu uma fila de sete milhões de pessoas esperando pelo o cartão de crédito da marca — que é administrado de forma online e não possui taxa de administração. Hoje, é a fintech que mais ganhou espaço em um mercado com muitas regulamentações e cheio de grandes players.
A Nubank revolucionou e inovou no modo como as pessoas se relacionam com o seu público, principalmente nas redes sociais.
Airbnb
Essa empresa começou como uma startup que atendia as solicitações de um mercado para conectar proprietários de imóveis a viajantes.
Atualmente, a Airbnb está presente em 192 países, 35 mil cidades ao redor do mundo e tem uma posição privilegiada no ranking das startups mais bem-sucedidas do momento.
Easy Taxi
Com a revolução dos aplicativos de mobilidade, como Uber, era necessário que os táxi também atualizassem seus serviços.
Pensando nisso, Tallis Gomes lançou no mercado a Easy Taxi, em 2012. O objetivo da startup é também estar nas mãos dos brasileiros, que podem solicitar corridas de táxi mais seguras através de seus celulares e por valores mais acessíveis.
Love Mondays
O Love Mondays surgiu em 2014 com a finalidade de aproximar profissionais e empresas, oferecendo diversos serviços. Agora, ela foi vendida para o portal Glassdoor, que havia sido a inspiração para a criação da startup.
Contabilizei
A Contabilizei é uma plataforma de contabilidade direcionada para as micro e pequenas empresas. Administrada de forma online, utiliza a computação em nuvem. Faz parte do movimento das fintechs e hoje está entre os maiores do segmento no Brasil.
Sympla
A Sympla é uma plataforma online para venda e gestão de ingressos e inscrições, voltada especialmente para produtores de eventos de pequeno e médio porte. Fundada em 2012, conta com mais de 75 mil eventos realizados. Ano passado, o negócio recebeu um aporte de 13 milhões de reais, liderado pela Movile.
Movile
A Movile é uma das maiores startups do país, sendo responsável por aplicativos como iFood e PlayKids.
A empresa surgiu em 1998 como uma pequena incubadora. Em 2011, o co-fundador, Eduardo Henrique, se mudou para o Vale do Silicio e inaugurou o escritório em Mountain View.
Em 2012, criaram diversas células de inovação, o que deu origem ao aplicativo PlayKids, que inicialmente foi chamado de Canal Desenho. Em 2013, investiram no iFood e o trouxeram para a empresa.
Hoje, com mais de 4 mil funcionários, o ecossistema é formado por iFood, MovilePay, PlayKids, Sympla, Wavy e Zoop. Chegamos ao final de nosso artigo. Entendendo as características de uma empresa convencional e uma startup, você poderá desenvolver seu plano de negócio de acordo com o modelo mais alinhado ao seu perfil e expectativas. Boa sorte!