Quando o assunto é revitalizar a marca, é fundamental entender que essa mudança é estratégica e que precisa ser aplicada com planejamento. Muitas empresas fazem um reposicionamento de marca, sem refletir sobre as razões, o que pode se transformar em uma ação infundada. Segundo Philipe Kotler, o posicionamento reflete a imagem da empresa de forma que os clientes-alvo entendam a posição do negócio (e seu valor) em relação aos seus concorrentes. Em abril de 2010, Kotler lançou o livro “Marketing 3.0“, que introduzia esse conceito como um processo de horizontalização no relacionamento entre consumidores e empresas. Ao lançar a obra, Kotler, incentivou diversas empresas a repaginarem sua marca, criando uma visão mais humanizada desta. Rebranding é o ato de ressignificar a imagem percebida de uma empresa ou produto. Tais ações podem envolver mudanças de nome, logotipo, identidade visual e outros elementos. Afinal, não são poucas as marcas que procuram se reinventar pelos mais variados motivos, como a busca de um novo mercado, sair de uma crise, a atualização da identidade visual. E você? Está pronto para mudar a imagem do seu negócio? Então, continue a leitura para saber como aumentar sua vendas e descobrir quais as melhores estratégias para revitalizar sua marca.
Como no case da Havaianas, inevitavelmente surgirão situações que exigirão uma revitalização da marca, redefinindo assim como a marca é sentida e o que ela representa para o cliente.
Fazer o reposicionamento da marca ou rebranding não é apenas mudar a imagem da sua empresa. O processo de transição exige um plano de ação abrangente que envolve mudanças de nome, logotipo, identidade visual, percepção da marca pelo cliente e outros elementos. Com essa mudança de posicionamento da marca, aumenta também a curiosidade sobre ela. Não só dos atuais clientes, como dos potenciais clientes, que serão atraídos. Essa é a hora da divulgação. Invista em campanhas de varejo, seja nos canais tradicionais, como televisão, rádio, revistas e jornais impressos, como nos meios digitais, por exemplo, as redes sociais. Invista também em ações offline, como por exemplo, marketing de varejo, com ações diretamente na loja. Está pronto para mudar a imagem do seu negócio? Então, continue a leitura. Confira a seguir algumas dicas importantes:
1 - Siga o modelo de negócios e a estratégia comercial durante o processo de evolução;
2 - Pesquise a opinião de clientes atuais e prospects para saber como eles enxergam a sua marca em relação ao mercado;
3 - Realize entrevistas com os colaboradores de todas as áreas da empresa;
4 - Procure fazer uma auditoria online e offline;
5 - Faça um inventário rigoroso dos pontos de contato de sua marca;
6 - Avalie a jornada do cliente desde o início da comunicação;
7 - Analise as principais tendências do seu mercado e fora dele;
8 - Utilize técnicas de Design Thinking para entender melhor os desafios da marca;
Dessa forma, tenha em mente que a essência da sua marca pode ser a mesma, mas o posicionamento não precisa ser estático. Se você chegou até aqui é o momento de conferir 9 razões para você revitalizar a marca da sua empresa. Siga a leitura!
Como já dissemos acima, o comportamento do consumidor é dinâmico e pode mudar de acordo com diferentes fatores. A sua empresa precisa estar atenta e caminhar junto.
A dica é: faça pesquisa de mercado e aplique ferramentas de monitoramento para descobrir essas mudanças e preferências do seu público.
Imagine uma empresa cujo público-alvo é jovem. Talvez seja preciso revitalizar a marca seguindo tendências mais modernas do mercado. Realizar mais estratégias nas redes sociais … Ao redefinir a marca, assim como melhorar o serviço, o cliente terá um maior prazer em fidelizar a sua marca. Veja o exemplo do site de reservas Airbnb. Esse modelo de negócio moderno e empreendedor inovou modelos tradicionais de aluguel. Se for necessário, seu modelo de negócio irá se alinhar a este ou vai seguir uma direção completamente diferente.
Se a sua empresa deseja entrar para um segmento novo, ela precisa mostrar esse diferencial competitivo através do redesign da marca. Imagine que sua empresa é líder no setor de vestuário e irá entrar também no mercado de cosméticos. De nada adiantará essa mudança se você não informar ( a entrada nesse novo segmento) através de uma revitalização da marca.
Caso sua empresa comece a atuar em um novo mercado, consequentemente haverá um novo público. O reposicionamento irá transformar a sua empresa. Para isso elabore uma estratégia de marketing para redefinir a percepção do consumidor atual e conquistar a fidelização de novos.
Com as atuais plataformas de comunicação, as empresas acabam tendo a chance de estarem mais próximas de seus clientes. E essa possibilidade é ideal para observar as opiniões do público em relação aos novos produtos e serviços oferecidos. Faça também uma pesquisa interna antes de revitalizar a sua marca. Os seus colaboradores precisam entender quais são os valores da companhia e o motivo para a redefinição estratégica da marca.
Imagine que a sua empresa está com uma imagem ruim diante dos consumidores e da opinião pública. O rebranding pode ser a resposta. Uma mudança de nome, identidade ou um reposicionamento da marca pode melhorar a qualidade e a imagem do produto ou serviços.
Ao fazer uma fusão ou adquirir uma nova empresa, a prioridade da empresa pode mudar. Esse é o momento da estratégia e do criativo se alinharem para refletir os novos objetivos e mensagem da empresa. Um exemplo emblemático, foi a fusão da empresa aérea brasileira TAM ao grupo sul-americano LAN, que deu origem em 2015, a LATAM. As duas empresas foram unificadas em uma marca que reflete genuinamente a cultura latino-americana. A nova marca foi mantida em segredo até o seu lançamento e, de acordo com a LATAM, a mudança da identidade visual só começou a ser vista em 2016 começando pelo site, escritório, balcões e aeronaves da companhia. O tempo de transição estimado pela empresa para o reconhecimento da nova marca foi de três anos.
Muitas empresas ajustam seus modelos de negócios para se manterem mais competitivas e aumentarem suas vendas. Se você costumava fazer X, mas agora você faz X e Y, precisará indicar esses novos segmentos através da revitalização da sua marca. A Natura, marca nacional de cosméticos, apostou na sustentabilidade e passou a exaltar a flora brasileira através de linhas de cosméticos com frutas, óleos e essências de nosso país. Dessa forma, passou a ser mais conhecida no mercado brasileiro e internacional. Outro exemplo criativo de revitalização da marca, foi com a tradicional marca dos cigarrinhos de chocolate da Pan. Atualmente eles se tornaram lápis de chocolates. Ou seja, um produto ideal para as crianças. Dessa forma, o rebranding não é só para inovar a marca, mas também de modernizá-la, ampliando o seu público. Enquanto algumas empresas continuam no mesmo patamar, a sua inova. Pense por exemplo na Sustentabilidade. Sua empresa apresenta esse diferencial tão valorizado pelos novos consumidores? Se sim, então divulgue!
Mesmo que sua empresa venda a coisa mais simples do mundo, não há razão para ter uma marca inexpressiva e chata. Um dos aspectos mais importantes que o branding traz é a diferenciação e, se isso não ocorre, a marca não tem sentido. É preciso se tornar uma marca autêntica e essa notoriedade pode vir através de uma virada estratégica da marca. Esse rebranding pode vir junto com uma data especial, como o aniversário de sua empresa ou uma parceria comercial importante. Se existe uma atitude de indiferença que envolve a sua marca, é porque você não descobriu uma estratégia relevante de marketing. A solução talvez seja contratar uma empresa de marketing para criar uma marca mais envolvente.
Dependendo da estratégia da sua empresa, você poderá revitalizar a sua marca, de forma radical ou aos poucos, como foi o caso da Latam e do Google. Confira abaixo alguns exemplos.
O rebranding parcial é quando uma marca não modifica totalmente a sua imagem, mas somente alguns elementos. Assim, não há a completa descaracterização, ao mesmo tempo em que a mudança é bem nítida. Um exemplo foi o da empresa O Boticário, que para modernizar a marca fez um reposicionamento da empresa, remodelando a comunicação e dando origem ao Grupo Boticário, que hoje abriga também a marca Eudora. A marca ficou mais atualizada e antenada nas redes sociais.
O rebranding evolutivo acontece quando as mudanças são realizadas gradativamente.
Nesse caso, há tempo para que as pessoas se acostumem, como foi o caso do logotipo do Google. Em 2015, a empresa adotou um logotipo contemporâneo, escrito com uma fonte própria, criada para a Google. O objetivo era transmitir a imagem de empresa de vanguarda e competência.
Nesse caso, há uma modificação radical no branding da empresa, o que pode envolver novos nomes e logotipos inéditos. Um exemplo foi a fusão das empresas de aviação Tam e Lan, a qual resultou em 2016, a Latam, com uma identidade totalmente repaginada. O trabalho foi realizado pela InterBrand, que buscou referências internacionais na fusão de empresas do setor, ouviu passageiros e outros stakeholders para achar a solução ideal. O resultado foi uma marca que manteve a identidade forte das duas empresas.
Estamos chegando ao final do nosso artigo. Lembre-se de que essa ação exige planejamento e deve ser feita de acordo com os objetivos da empresa e com ações baseadas na experimentação e pesquisa de mercado. A seguir, separamos três dicas finais para revitalizar a marca em sua empresa.
A identidade visual muitas vezes precisará ser transformada. Ou seja, haverá uma mudança na paleta de cores, logotipos, mascotes, design, fontes, entre outros elementos essenciais da marca.
Essas alterações causam impacto direto no público, por serem facilmente percebidas.
Independente de ser uma alteração radical ou mudanças gradativas,
ambos modelos são eficientes e dependem de questões estratégicas e objetivos da empresa.
Uma marca precisa ter canais de comunicação com o público. Aproveite a modernidade dos meios digitais e redes sociais para dialogar com os consumidores. Através de uma estratégia de marketing digital, utilize o e-mail marketing, whatsapp, redes sociais, blog, entre outras ferramentas para apresentar o posicionamento da sua marca. Assim, as conexões com o público serão realizadas de maneira muito mais dinâmicas.
Quando você aplica um processo de rebranding, você precisará analisar os resultados. Por isso, escolha objetivos quantificáveis para medir a performance da ação. Crie e siga um planejamento e determine prazos para reavaliação. Se o resultado do rebranding for positivo, continue a investir. Caso seja negativo, corrija o erro e mude o posicionamento. Com certeza as vendas tornarão a aumentar.
Chegamos ao fim de mais um artigo e espero que você tenha gostado da leitura. Se tiverem alguma dúvida, deixe-a nos comentários ou entre em contato com nossa empresa.