Cada segmento de mercado possui um direcionamento e inclinação específica para determinada aplicação tecnológica. Nada disso é engessado, porém há obviedades tão claras a ponto de conseguirmos escolher a dedo que tipo de tecnologia é bem mais interessante de ser aplicada em seu negócio.
Antes de qualquer implantação tecnológica, seja para a otimização de algum processo (digitalização) ou para a criação de novos produtos digitais (aumento de capilaridade de receitas do negócio) é necessário reconhecer quais são os problemas e gargalos que a empresa está passando.
As empresas de sucesso adotam programas de transformação digital, não substituindo indiscriminadamente o antigo pelo novo, mas alavancando e alinhando suas competências estratégicas com os novos recursos digitais. No entanto, o surgimento acelerado de novas tecnologias cria maior incerteza e confusão sobre quais investimentos digitais possuem os ajustes estratégicos certos para criação de novos negócios. Isso é especialmente verdadeiro no campo das tecnologias de gerenciamento de fornecedores, essenciais para garantir que as empresas que dependem de um modelo de serviços gerenciados por vários fornecedores atendam às necessidades de seus stakeholders internos - e essenciais para obter os benefícios e a eficiência máxima possíveis, além de reduções de custos.
Aqui estão algumas etapas importantes para ajudar uma organização a selecionar a tecnologia digital correta que permita uma governança mais eficaz dos relacionamentos de serviços gerenciados:
Para avaliar adequadamente qualquer solução, uma organização precisa entender as deficiências ou problemas de seus processos atuais e os resultados desejados. Antes de iniciar uma pesquisa de tecnologia, crie uma lista de requisitos. Busque informações de todas as partes interessadas relevantes, especialmente especialistas em processos, e identifique as inadequações específicas que, se tratadas, impactariam favoravelmente as áreas de processo. Depois de documentados, priorize os requisitos usando critérios como facilidade de implementação e suporte, riscos potenciais, considerações de custo e alinhamento com os objetivos comerciais e a estratégia técnica entre outros. Realize uma análise de custo para determinar se a execução de um processo usando a nova tecnologia é mais econômica do que a execução manual do processo.
Eduque-se sobre as opções de soluções disponíveis no mercado. Além de pesquisas e sugestões on-line da sua comunidade de negócios, relatórios de analistas e associações comerciais são ótimos recursos para a pesquisa de soluções. Envolva os principais interessados neste processo. Crie uma coalizão de líderes seniores que possam desempenhar um papel vital na transformação digital. Muitas iniciativas digitais falham porque a visão que as guia não é compartilhada no topo. Quanto tempo você gasta em pesquisa de possíveis opções de solução dependerá da maturidade da organização.
Além de comparar as opções de solução com os critérios estabelecidos de aprimoramento de processo, avalie a capacidade de cada solução de se adaptar e escalar em relação ao potencial crescimento dos negócios e às necessidades dinâmicas do mercado. Por exemplo, a solução pode ser dimensionada para atender rapidamente às demandas de volume associadas a uma aquisição? Ela pode lidar com 5.000 fornecedores adicionais ou 10.000 contratos, se necessário? Compare também o valor comercial de cada solução e alinhe seus custos totais - incluindo custos iniciais únicos, licenciamento contínuo, manutenção e custos de suporte - com o orçamento da organização.
Se eles acharem difícil usar, não o usarão - e contornarão a ferramenta (uma opção interessante é desenvolver uma tecnologia personalizada de forma que atenda à usabilidade). Primeiro, obtenha um entendimento firme dos requisitos e do ambiente dos fornecedores e usuários. Prepare treinamentos e comunicações cuidadosos para facilitar a adoção bem-sucedida da tecnologia selecionada. Investir em iniciativas que garantam a satisfação do usuário com a nova tecnologia será recompensado a longo prazo.
Para evitar sobrecarregar os funcionários com várias opções de tecnologias por conta da mudança associada, priorize suas necessidades e introduza os recursos tecnológicos num ritmo que seja administrável para a organização. Uma abordagem estratégica, um pouco de paciência e muita perseverança ajudará a organização a colher os benefícios da nova tecnologia para seus negócios, usuários internos e clientes.
A Innovation Stars é uma Joint Venture de algumas empresas associadas que conta com participação da Waka para a criação de aplicações tecnológicas em diferentes setores como Desenvolvimento Web / Mobile, Sistemas, Plataformas, Realidade Virtual e Aumentada, Inteligência Artificial, IoT - Internet das Coisas, Eletrônica e Hardware, entre outros. Nosso objetivo é desenvolver e lançar novos produtos digitais, além de otimizar processos de negócios por meio de um time de profissionais de áreas multidisciplinares focadas em negócios, tecnologia e design.
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